Resenha: Julieta - Anne Fortier.

04 julho 2014
Título: Julieta.
Autor: Anne Fortier.
Editora: Arqueiro.
Páginas: 445.
Classificação: 5/5.

Julie Jacobs e sua irmã gêmea, Janice, nasceram em Siena, mas, desde que seus pais morreram, foram criadas nos Estados Unidos por sua tia-avó Rose.
Quando Rose morre, deixa a casa para Janice. Para Julie restam apenas uma carta e uma revelação surpreendente: seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei.
A carta diz que sua mãe havia descoberto um tesouro familiar muito antigo e misterioso. Intrigada, Julie parte para Siena.
Mas tudo o que a mãe deixou foram papéis velhos – um caderno com diversos esboços de uma única escultura, uma antiga edição de Romeu e Julieta e o velho diário de um famoso pintor italiano, Maestro Ambrogio.
O diário conta uma história trágica: há mais de 600 anos, dois jovens amantes, Giulietta Tolomei e Romeo Marescotti, morreram vítimas do ódio irreconciliável entre os Tolomei e os Salimbeni. Desde então, uma terrível maldição persegue as duas famílias.
E, levando-se em conta sua linhagem e seu nome de batismo, Julie provavelmente é a próxima vítima. Tentando quebrar a maldição, ela começa a explorar a cidade. À medida que se aproxima da verdade, sua vida corre cada vez mais perigo.
Repleto de romance, suspense e reviravoltas, Julieta nos leva a uma deliciosa viagem a duas Sienas: a de 1340 e a de hoje. É a história de uma lenda imortalizada por Shakespeare. Mas é também a história de uma mulher moderna que descobre suas origens, sua identidade e um sentimento devastador e completamente novo para ela: o amor. 
"Romeu e Julieta" de Shakespeare é uma história que foi recriada inúmeras vezes, tanto em outros livros quanto em adaptações cinematográficas. O que nem todos nós sabíamos é que outros autores escreveram essa história antes de Shakespeare, já que há pesquisas que dizem que ela pode ter sido baseada em fatos verídicos. Mas, estão enganados aqueles que pensam que "Julieta" é uma recriação, pois este livro, apesar de relembrar essa tragédia famosa, tem um enredo totalmente diferente, trazendo personagens modernos e fugindo do gênero romance.

A verdade é que comprei o livro achando que ele fosse um romance, pois eu queria algo leve para ler. Mas esse livro não tem nada de leve e seu foco é o mistério. Eu não me decepcionei. O livro é grande e as letras são bem pequenas, mas consegui lê-lo em um dia apenas, pois a leitura me consumiu. Eu queria tanto saber o que acontecia com Julie, a protagonista, que não parei de ler nem por um minuto. 

Introduzindo a história, Jullie e Janice são irmãs gêmeas e órfãs. Desde que seus pais morreram, elas moravam com sua tia-avó Rose nos Estados Unidos. Quando Rose morre, ela deixa a casa apenas para Janice, já para Julie, deixa uma chave que abriria um cofre em um banco em Siena. Quando Julie vai até lá atrás de seu tesouro, vê que ele não existe, mas sim vários papéis velhos, uma edição antiga de "Romeu e Julieta" e um diário. Nessa aventura, ela descobre que, na verdade, ela e Janice são Giulietta e Gianozza Tolomei, descendentes, pela linhagem materna, da real Julieta que inspirou a tragédia de Shakespeare e que devido a essa linhagem, elas sofrem uma maldição.


Para quebrar essa maldição e descobrir toda a verdade, Julie, ou Giulietta, vive grandes aventuras pela cidade de Siena. Ela conhece parentes distantes e membros da antiga família inimiga, como Eva Maria e depois Alessandro, um homem muito charmoso que não se sabe se é herói ou vilão. O que para nós, leitoras, não faz tanta diferença, já que somos fãs tanto de heróis, quanto de vilões. Entre identidades trocadas, perseguições e passagens secretas, quanto mais perto da verdade Julie está, mais perto também do perigo.

Capas de outras edições.

A história é narrada em primeira pessoa nas partes de Julie e em terceira nos capítulos em que se é contada a história "real" de Romeu e Julieta, através do diário que nossa mocinha encontrou. Apesar da narrativa revezada, a leitura é fácil e nos deixa sem fôlego, tanto que várias vezes eu quase gritava "Julie, saia daí" ou "se esconda". Eu queria, quase tanto quanto a protagonista, descobrir a verdade e que tudo desse certo. 

O livro não é tão descritivo quanto os da autora J. K. Rowling, por exemplo, mas há o suficiente para que o leitor possa se imaginar lá, vivendo as mesmas coisas que os personagens. Nós descobrimos os segredos de Siena juntamente com a protagonista, o que eu achei fantástico. O único ponto negativo desta obra, na minha opinião, é Janice, nunca vi personagem tão hostil.

Nessa mescla de suspense, ação e romance, o livro se tornou uma dos meus livros favoritos. E como a autora da citação da capa de trás do livro, eu também compararia esta história, baseada também em inúmeras pesquisas, ao livro "O código da Vinci" de Dan Brown.

Para os que se interessaram, algumas curiosidades:

  • Cada capítulo deste livro tem um título, que são trechos da peça de Shakespeare: Romeu e Julieta, é claro!
  • Uma adaptação cinematográfica será produzida! Será dirigida por James Mangold (de "Garota, Interrompida" e "Wolverine"). Em uma entrevista, a autora do livro disse que imagina o ator Raoul Bova na pele de Alessandro!

16 comentários:

  1. Adorei a premissa do livro! Gosto de livros que se apropriam de histórias que já estão no nosso imaginário e conseguem criar algo novo e instigante! Além dos mistérios, que eu amooo. Vou colocar esse livro na minha listinha de "quereres" =)

    Ótimo post!
    Abraços!

    Fran

    http://corujadequinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. OOOOOOOOOI, boa tarde! ♥ Como está? Meu Deus, juro que se eu não tivesse lido sua resenha, o livro não me interessaria de nada! Pois eu não sou muito fã da obra. Mas como você nos assegurou de que não é aquele romance todo e a a história é totalmente diferente, é claroooooooooo que eu vou procurar saber mais! Achei as personagens muito interessantes e essa descoberta de que elas não são o que pensam ser, é muuuuito intrigante! Gostei demais, viu? Obrigada por me apresentar esse livro maravilhoso, hahaha! *0* Adorei sua resenha! ♥

    Um enoooooorme e grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  3. Meu deus, eu sou um verdadeiro rato de biblioteca e ler essa resenha me deixou completamente curiosa em relação ao livro que parece ser muito bom, acho que vou deixar toda a pilha que eu devia começar a ler nas férias de canto e ir comprar ele para sanar essa curiosidade, adorei o blog e irei acompanhar, principalmente pela manheira que você escreve, beijos.

    Jaq - In wonderland

    ResponderExcluir
  4. Super adorei o livro! Parece ser muito aventuroso e romântico! Parabéns pela resenha!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser bem o meu estilo, sem exageros: mistério, romance e aventura na medida certa. E se eu contar que ainda não havia ouvido falar dele? hehehe Pois é, me julgue! Mas gostei muito dele, da resenha e da sinopse, faz tempo que gosto tanto de um livro assim ser gostar da capa hehehe porque eles poderiam ter caprichado mais na capa né? Achei que não combina muito com o livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus, apaixonada por esse livro, preciso compra-lo agora! Já até abri a guia da saraiva aqui, que incrível! Ele deve ter um pouquinho de romance imagino, misturado com suspense e mistério formando um livro divino. Parabéns pela resenha.
    Beijos.
    http://penacomtinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu não sou fã de romance. Mas se tem suspense eu gosto.
    Pensei que esse livro fosse um romance clichê na real.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  8. Eu não me importaria se tivesse um pouco mais de romance no livro porque eu adoro romance. Mas que bom que o livro é diferente e tem mistério (que você gosta). Eu achei todas as capas lindas, menos a que tá escrito Julija, hehehe. Sua resenha tá linda. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Tô com esse livro aqui já faz um tempinho e ainda não li..já colocar ele na pilha das próximas leituras :)


    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/livroaoavesso

    ResponderExcluir
  10. Nossa que resenha perfeita! Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas parece ser muito bom. http://palavrasestaoaovento.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. OiOi Roberta :D
    Esse livro está na minha estante há muuito tempo. Eu até comecei a ler, mas a leitura não fluiu para mim como fluiu pra ti. Sei lá, eu realmente não gosto de Dan Brown, e acho que fiquei pensando que o livro ia seguir a linha dele, e fiquei com #mimimi
    Nas férias vou tentar novamente pegar para ler, vamos ver como se desenrola :D
    Eu detestei essa nova versão de capa, a antiga, com a flor, é bem mais bonita.
    Curti tua resenha, bem espontânea :D
    Beijoux ;*
    @pirulitolimao | http://agarotadalivrariia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adorei a capa do livro e sua resenha está ótima, porém esse gênero não faz o meu tipo e não sei se o leria, mas fiquei um pouco curioso para ler esse livro, quando for ler romances talvez embarque nesse livro
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Não sabia que iria ter adaptação! *-*
    Eu adorei o livro, fiquei apaixonada pelo Alessandro.

    ResponderExcluir
  14. Oiee

    Não conhecia o livro e adorei a resenha vou tentar procurar esse livro para ler ainda mais que será filme...

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho um medo desse livro, porque amo Romeu e Julieta e tendo a não gostar de releituras. Algumas copiam o original e outras apenas mudam alguns detalhes. Parece que Julieta apenas se inspira na ideia e por isso tenho o livro. Vamos ver quando lerei!

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir