Resenha: A Menina Submersa - Caitlín R. Kiernan

11 setembro 2015
Título: A Menina Submersa
Autor (a): Caitlín R. Kiernan 
Páginas: 320.
Editora: DarkSide® Books
Nota: 4/5

 'A Menina Submersa - Memórias' é um verdadeiro conto de fadas, uma história de fantasmas habitada por sereias e licantropos. Mas antes de tudo uma grande história de amor construída como um quebra-cabeça pós-moderno, uma viagem através do labirinto de uma crescente doença mental. Um romance repleto de camadas, mitos e mistério, beleza e horror, em um fluxo de arquétipos que desafiam a primazia do 'real' sobre o 'verdadeiro' e resultam em uma das mais poderosas fantasias dark dos últimos anos. Considerado uma 'obra-prima do terror' da nova geração, o romance é repleto de elementos de realismo mágico e foi indicado a mais de cinco prêmios de literatura fantástica, e vencedor do importante Bram Stoker Awards 2013. A autora se aproxima de grandes nomes como Edgar Allan Poe e HP Lovecraft, que enxergaram o terror em um universo simples e trivial - na rua ao lado ou nas plácidas águas escuras do rio que passa perto de casa -, e sabem que o medo real nos habita. O romance evoca também as obras de Lewis Carrol, Emily Dickinson e a Ofélia, de Hamlet, clássica peça de Shakespeare, além de referências diretas a artistas mulheres que deram um fim trágico à sua existência, como a escritora Virginia Woolf.

Oi, minha gente, tudo bom né? 

Bem, a resenha de hoje trata de um livro muito lindo, tanto por fora quanto por dentro hehe, e traz a história da vida de India Morgan Phelps, ou para os mais íntimos, só Imp. Mas não é uma vida comum essa que Imp tem, porque ela é assombrada, não por fantasmas comuns, mas por fantasmas de sereias e lobisomens. Fantasmas que vão além da acepção da palavra, como Imp explica:

Essa é uma característica dos fantasmas, uma característica muito importante: você tem de tomar cuidado porque assombrações são contagiosas. As assombrações são memes, em particular, transmissões de ideias perniciosas, doenças contagiosas que não precisam de hospedeiro viral nem bacteriano e são transmitidas de milhares de modos diferentes. Pág. 23

Confesso que demorei pra começar a leitura porque sou uma pessoa medrosa, e as resenhas que eu via sobre esse livro eram muito "sombrias", e só quero falar pra vocês que eu me enganei, porque essa história se metamorfoseia em muitos gêneros, ao passo que você compreende a "loucura" que assombra a nossa querida personagem.


Nesse sentido, quero dizer que entendi tudo que Imp fez e porquê ela fez, não que eu ache que todas as decisões foram maravilhosas, não é isso, mas que durante esse "mar de alucinações", ela se mostrou forte e em vários momentos, muito racional. Porque ela tinha um jeito de ver o mundo que me conquistou, Imp era uma pessoa de detalhes, de olhares e sensações singulares. Uma pessoa, que a primeira vista parece simples, mas que é completamente incompreendida. Ela vê o que sente, e escreve o que pensa antes que aquilo se perca, ela pinta o que escreve pra tornar tudo aquilo real.

A vida de Imp é um ciclo vicioso de acontecimentos transfigurados, ela não sabe o que é exatamente real, mesmo que viva na "realidade", tenha um emprego, uma casa e amigos, e também uma namorada.
Uma namorada muito cool e descoladíssima por sinal, e é quando Abalyn aparece na vida de Imp naquela manhã nublada que tudo muda, e os pensamentos que assombravam apenas a mente de Imp, se tornam "sólidos" e circulam entre nós. uuuuul medinho!

Uma pausa importante para Imp e Abalyn que são duas fofas, e eu fiquei extremamente tocada pelo relacionamento das duas. A forma como Abalyn ajuda Imp e cuida dela. Como elas se entendem e como tudo funciona, mesmo que o relacionamento pareça complicado, mesmo que as duas tenham milhões de traumas, fantasmas e problemas. Porque elas superam tudo juntas, e esse livro não seria o mesmo sem Abalyn.
Tudo que queria dizer era que ela não devia se preocupar, que às vezes eu meto uma coisa na cabeça; mas que, no fim, ela passa. Pág. 126

Mais uma pausa para Dra. Olgivy ( psiquiatra de Imp) e sua coleção de insetos.
Outra coisa que eu esqueci de dizer, o livro é escrito por Imp, mas não vá pensando que a leitura é em primeira pessoa, porque Imp discute constantemente consigo mesma tentando descobrir qual dos seus alter-egos tem razão.
E é através dessas discussões que o leitor entra na mente de Imp também, e entende a origem de seus medos e obsessões, entende que antes de qualquer coisa, Imp é assombrada por uma esquizofrenia hereditária, que passou de avó pra mãe, e de mãe pra filha. E que tanto sua avó quanto sua mãe escolheram a morte como forma de vencer os fantasmas. E Imp vai buscar sua própria forma de combater os fantasmas ou aprender a viver com eles.
 Dizem que o quadro que dá nome ao livro "A menina Submersa" é o que desencadeia a loucura de Imp, eu não acredito nisso. O quadro é a gota d'água.
Na minha opinião como leitora, tudo que Imp vive/viveu culmina/culminou na história que originou o livro, tanto a história das sereias, como a dos lobos, como a esquizofrenia e as mortes, preconceitos e abandonos, mentiras, manias, memórias e uma imaginação que é criativa demais pra viver dentro de um ser humano.

Não vejo muita resolução no mundo; nascemos, vivemos e morremos, e no fim disso há somente uma confusão feia de negócios inacabados. Pág. 172

Um livro que é sombrio não porque fala de fantasmas, mas porque desperta nossos próprios fantasmas quando toca lá no fundo de nossa mente, mostrando nossos medos e porque não conseguimos enfrentá-los.

Uma coisa que comecei a entender sobre as verdadeiras histórias de fantasmas é que raramente sabemos que elas estão acontecendo conosco até depois do fato, quando somos assombrados e os eventos da história propriamente dita já aconteceram e acabaram. Pág. 56



Como vocês podem ver, eu fiz inúmeras marcações nesse livro, que é de uma escrita magnífica. A autora é sensacional, e o modo como ela escreve nos faz sentir como se estivéssemos dentro da mente de Imp também. O livro não tem uma narrativa lógica, nem cronológica, pois Imp ordena os pensamentos conforme eles aparecem.

Começo a imaginar a orquestração onde antes eu ouvia apenas uma cacofonia de coisas aleatórias. Gente louca faz isso o tempo todo, a menos que você caia nessa ideia de que todos temos a capacidade de perceber a ordem e a conotação de modos bloqueados para as mentes das pessoas "lúcidas". Pág.: 65

Se eu pudesse guardava esse livro dentro de uma redoma de vidro, porque ele é um achado. É uma história, um ensinamento do mundo, e tem uma estética incrivelmente maravilhosa. O cuidado da editora foi sem tamanho. As laterais são rosas e as páginas amareladas, parece realmente que tudo aquilo foi datilografado por Imp, e eu quero acreditar que sim.




Queria poder falar ainda mais, mas esse livro é assim, deixa a gente sem palavras e com muitos pensamentos.

Dei 4 estrelas, porque eu queria mais livro, mais texto, mais tudo. Por favor, leiam esse livro, com certeza, vale o investimento. Sério!!

(e por último, o livro tem um apêndice interessantíssimo pra quem se interessar pela história da autora e seu processo de escrita, e também sobre os artefatos e contos presentes no livro).





Beijinhos, até mais!
(perdoem a resenha gigante e minha cara tosca)

Melissa.

4 comentários:

  1. Oi Melissa!

    Eu adorei esse livro. Também ficava adiando a leitura por também ter um pouco de medo. A história é realmente bem sombria, mas muito inteligente também (assim como Imp, na minha opinião) e acabou que não senti medo nenhum, apenas uma curiosidade enorme. O que eu mais gostei foi que a gente também não sabe se o que ela está narrando é real ou não e entrar na cabeça da Imp foi o máximo. A Abalyn me chateou em alguns momentos, mas gosto muito dela no geral.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Melissa!
    Falou que é da Dark eu já desejo. Sou encantada por esse livro, aliás sua edição é mais linda!
    Comprei a outra edição (estava super barata na sub), e assim que chegar irei ler. Amei sua resenha, percebi o quanto a história mexeu contigo.
    Beeijos
    http://myqueenside.blogspot.com.br/
    http://www.pequenosvicios.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante da sua resenha. Eu estava querendo este livro, achei a capa desta edição linda, mas fiquei com medo da historia rsrs. Mas depois de ler sua resenha acho que vou tomar coragem e comprar mesmo que não seja esta versão.
    Beijos
    http://imaginacaolivroseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Meninas, obrigada, viu!! Adorei os comentários, eles me incentivam a continuar com as resenhas. Por favor, leiam mesmo, impossível é ler esse livro e não se sentir tocado. Beijinhos :*

    ResponderExcluir