Resenha: Imersão - Nina Spim.

21 junho 2017

Imersão
Autora: Nina Spim
Páginas: 5
Compre aqui 
Ebook recebido em parceria com a autora para divulgação. 

Os dias difíceis parecem normais para todos, certo? Mas, no caso de Lou, um dia difícil é muito mais do que isso. É uma luta constante contra si mesma e seus demônios invisíveis. Caio, seu marido, a aceita como é e muitas vezes precisa ser firme. O que é a depressão para você? Até quando você poderia vê-la desgastando a pessoa que mais ama?

Imersão é um conto da autora Nina Spim. A autora é parceira do Intuição Literária e já teve outro conto, Caleidoscópio, resenhado aqui no blog. Assim como em Caleidoscópio, em Imersão Nina traz um assunto não muito abordado na literatura: depressão. Me identifiquei muito com esse conto, por ter depressão assim como a protagonista Lou. 

Lou tinha se transformado num anjo caído, perdido e longe de casa.

O diferente desse conto é que ele é narrado através do ponto de vista de Caio, marido de Lou. E foi bem interessante ver o que ele pensava sobre o que a mulher que ele amava estava passando. Mas, confesso que estava curiosa para saber como a Lou se sentia, já que a depressão se expressa de forma diferente para cada pessoa. 

A narrativa desse conto é mais crua, bem mais intensa e um tanto pesada (pelo menos, para mim) que do conto anterior. Mas, ainda assim, gostei muito mais de Imersão. Me deixou um tanto anestesiada - se essa é a palavra adequada, já não sei. Me deixou feliz e triste. Feliz, porque é um conto lindo, apesar de tudo. Triste, pois não é legal ter depressão. 

[...] Entendo que essa situação não é uma simples tristeza passageira. É assim que a maioria acha que pode explicar essa doença. Que vai passar ou que a pessoa não está se esforçando. A verdade é que vejo Lou se esforçar todos os dias, o tempo inteiro. Vejo isso nos olhos dela, no quanto se doa para permanecer forte, mesmo nos seus piores dias.

Um ponto positivo na leitura foram o desenvolvimento de Lou e Caio: em menos de quatro páginas, Nina Spim conseguiu dar uma tremenda profundidade a seus personagens. Me identifiquei muito com a Lou. Outro fator positivo é o tema, já que depressão não é algo tão debatido quanto deveria na literatura nacional. 

Não sei se foi meu entendimento (ou a falta dele) ou se era pra ficar subentendido, mas não consegui entender onde os dois estavam. Sim, eles estão em uma cama, mas em casa, hospital...? 

Imersão fala sobre uma mulher com depressão de forma objetiva, mas intensa. É uma leitura rápida, mas que traz vários reflexões úteis sobre o assunto. É importante entender e debater depressão, ainda mais na conjuntura atual, quando sabemos que mais de 322 de milhões de pessoas no mundo (fonte) sofrem da doença. Recomendo a obra para todos os gostos! 

Disque 141 para falar com o Centro de Valorização da Vida!


Viu algum erro nesse texto? Envie um e-mail para
bloglivrosecores@gmail.com
Acompanhe nossas redes sociais: 

7 comentários:

  1. Olá!
    Adoro contos, ainda mais quando abordam questões psicológicas como esse.
    Achei interessante ser narrado pelo marido. Fiquei curiosa para saber como termina a história de Lou.
    Dica anotada!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, adorei o conto e o tema que aborda. Gostei de ter sido narrado na visão do marido, que acredito seja um tanto parecido com a que nós temos das pessoas com depressão. Acredito também que seja um tema a ser mais discutido, pois pouco se sabe sobre todas as nuances dessa doença. Bjs

    ResponderExcluir
  3. A Nina escreve muito bem e este detalhe de ser o ponto de vista do marido em relação a depressão da esposa é um bom diferencial.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  4. Hey!
    Não conhecia a obra e nem a autora, mas confesso que me interessei bastante pela obra devido ao tema. A depressão é realmente uma doença terrível que se expressa de diferentes formas nas pessoas, dica anotada.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Não conheço a escrita da autora, apenas por nome, porém trabalhar o assunto depressão da forma que você falou, podemos sentir que é um conto ótimo. Achei interessante essa questão do ponto de vista, é diferente. Irei dar uma olhada <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie amore,

    Começarei esse comentário por essa capa que é bem intrigante...
    Ainda não conhecia o livro, mas gostei do que vi por aqui! A temática do livro é bem interessante, acho que estou precisando ler um livro diferente como esse.
    Dica anotada aqui!
    Beijokas!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Roberta!

    Awww, muito obrigada por sua opinião! Às vezes eu repenso sobre ser Caio ser o narrador, pois acho que a representatividade seria mais positiva se fosse a Lou, mas estou trabalhando em outro conto que melhor explora isso. Ah, tirando a sua curiosidade: é uma cama de casal, no quarto deles. Nem me dei conta que alguém poderia não entender a ambientização, porque o enfoque mesmo é a introspecção, o sentimento.

    Muito obrigada pela parceria <333

    Love, Nina.

    ResponderExcluir