Filme: Onde está segunda?

24 março 2018
Onde está Segunda?
Título original: What happened to Monday?
Duração: 2h04min
Direção: Tommy Wirkola
Elenco: Noomi Rapace, Glenn Close, Willen Defoe.
Disponível na Netflix. 

Sinopse por Adoro Cinema: 2073. O aumento crescente da população faz com que os recursos naturais da Terra se tornem cada vez mais escassos, especialmente após a América do Sul tornar-se um imenso deserto. A saída é investir em alimentos geneticamente modificados, de forma a ampliar a produção em um espaço físico cada vez mais limitado. Entretanto, tal iniciativa gera como efeito colateral o nascimento cada vez maior de gêmeos, o que aumenta ainda mais o problema da superpopulação. Neste contexto, Nicolette Cayman (Glenn Close) surge com uma proposta drástica: cada casal pode ter apenas um filho, e os irmãos são confinados em ambiente criogênico para serem despertados quando a situação do planeta estiver sob controle. Todos os países adotam esta proposta, com a criação de uma agência implacável que fiscaliza os cidadãos através de pulseiras eletrônicas. Apesar de tamanha vigilância, Terrence Settman (Willem Dafoe) consegue salvar a vida de suas sete netas fazendo com que elas se revezem nos dias da semana, de forma que todas assumam o codinome Karen Settman - o mesmo nome de sua mãe, que faleceu no parto. Trinta anos depois, as sete irmãs seguem esta rígida rotina até que uma delas, Segunda (Noomi Rapace), misteriosamente não retorna para casa.

Olá, tudo bem?
Sei que a sinopse já dá uma boa introdução, mas vou tentar resumir pra vocês: em um contexto de superpopulação e miséria mundial, cria-se uma nova lei que diz que cada mulher pode ter apenas um filho e que se tiver outros filhos, estes devem ser congelados criogenicamente (adormecidos cientificamente) para acordar num suposto futuro melhor.

Antes de morrer, uma mulher dá à luz sete filhas, nomeadas de acordo com os dias da semana: Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado e Domingo. Para que as outras seis não precisem ser congeladas, o avô das meninas as ensina a se passarem pela mesma pessoa, chamada Karen Settman. Cada uma pode sair do apartamento onde moram apenas um dia da semana (o dia equivalente ao seu nome), ou seja, a Segunda sai de casa apenas nas segundas-feiras, a Terça apenas nas terças-feiras, etc.



Logo no início, conhecemos as sete irmãs e vemos que elas tem personalidades bem diferentes, apesar de ter que fingir ser a mesma pessoa. Na rua, elas vestem terninhos e trabalham em um banco, mas em casa elas podem ser quem realmente são, com cabelos e roupas diferentes.

Segunda: ela não aparece muito no início do filme, aparece depois, mas se eu contar é spoiler;
Terça: ela parece ser um tanto amedrontada e está sempre chapada;
Quarta: é toda fitness, enquanto está em casa, está sempre fazendo algum exercício;
Quinta: é um tanto revolucionária, discordando do tipo de vida que ela e as irmãs levam, mas quando o calo aperta, se coloca em posição de líder;
Sexta: a nerd do grupo, é ótima com contas e com computação;
Sábado: tem o cabelo descolorido, parece ser a mais festeira e namoradeira;
Domingo: parece ser retraída e tímida ao mesmo tempo em que parece tomar conta das outras.

Acontece que na segunda-feira à noite, Segunda não volta para casa. Sem saber o que fazer (já que não podem sair de casa para procurá-la), na terça-feira, Terça vai trabalhar normalmente, enquanto as outras irmãs ficam no apartamento acompanhando-a por uma escuta, mas acontece que Terça também some. A partir daí, as irmãs começam a tentar entender o que está acontecendo e ao mesmo tempo fugir de quem as está perseguindo.


Esse filme é uma ficção cientifica distópica com muita ação, tem corridas alucinantes, tiroteios e mortes para todo o lado, mas também tem um lado sentimental e científico por trás, o que funcionou muito bem. É bastante realista, mostrando um 2073 bem obscuro e pobre, onde a superpopulação (que já é real atualmente em alguns países) e a miséria tomaram conta do mundo.

O que mais gostei foi da atuação da Noomi Rapace, que consegue interpretar sete irmãs com personalidades extremamente diferentes, mas que tem que se passar pela mesma pessoa. Falando nisso, o fato das irmãs estarem sendo descaracterizadas durante os dias me chamou a atenção, pois elas estavam perdendo suas características pessoais, suas individualidades. A Quinta era a personagem que se rebelava contra isso também, ela queria poder sair quando quisesse, fazer o que achasse melhor, ser ela mesma.

Desculpa, eu não sei quem eu sou. 

O personagem que Willem Defoe interpreta, o avô das meninas, também merece um espacinho aqui. ele conseguiu esconder as netas e ainda ensiná-las a se proteger. Claro que a gente pode ficar em dúvida sobre ele ser "herói" ou "vilão" (ninguém é, não é mesmo), pois apesar de ter salvo as netas do congelamento, elas as fez viverem um tipo de vida não saudável psicologicamente, na verdade elas viviam "vidas negadas", onde tinham que viver de acordo com as regras do sistema, sem fazer o que queriam, ou até sem ser o que realmente eram.

Para mim, o filme peca apenas em um sentido: a coerência. Sabe aquilo de "isso com certeza não aconteceria na vida real"? É isso. Como em uma parte na qual a mulher esta toda ensanguentada e machucada e cinco minutos depois estar limpa e maquiada sem ter tomado banho nem nada. Ou também o fato de existirem apartamentos enormes em um contexto de superpopulação. Mas a gente releva essas coisas quando o filme é bom, não é mesmo? 

Enfim, faz tempo que queria ter assistido esse filme e adorei ter assistido agora. Adorei as interpretações, embora a Glenn Close pudesse ter sido melhor utilizada, e também adorei o enredo. Recomendo! Beijos

2 comentários:

  1. Roberta, não conhecia esse filme,e gostei da trama.
    Achei diferente o fato de sete irmãs terem que fingir ser a mesma pessoa,para escapar do congelamento.
    Eu já estou aqui super curiosa com o desaparecimento da segunda...

    Bem, gosto de filmes de ação e cheios de aventura.E com certeza pretendo assistir .

    ResponderExcluir
  2. Um dos melhores filmes da netflix ,so perde para Okja,sem dúvida, incrivel a atriz que interpreta todas as sete personagens. Ela da um show,eu indico a todos que gostam de filmes de ficção.

    ResponderExcluir