Resenha: Boneca de Ossos - Holly Black

23 setembro 2014

Livro: Boneca de Ossos
Autora: Holly Black
Editora: Novo Conceito (selo #Irado)
Lançamento: maio/2014
Nota: 4/5 estrelas
Poppy, Zach e Alice sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo...

Olá pessoas!
Trago hoje a resenha de um livro que me interessou pela capa: “Boneca de Ossos”, da Holly Black. Eu não havia sequer lido sua sinopse antes de decidir lê-lo, o que foi bom: essa sinopse não fez muito sentido pra mim.

Sim, temos o Zachary (Zach), a Poppy e a Alice e, sim, eles gostam de imaginar histórias para seus bonecos, enquanto brincam juntos, mesmo que não tenham mais idade pra isso: já possuem 12 anos, e novos interesses já estão aparecendo em suas vidas. No entanto, a sinopse oficial simplifica muito o verdadeiro enredo do livro.

Pra começar, o livro tem um quê de suspense. Não é nada muito forte – afinal, o selo #Irado da Novo Conceito foi feito para  o  público infantojuvenil –, mas esse suspense é o suficiente para nos manter curiosos até o final da história, tentando descobrir o que vai acontecer.

“Quando estava saindo, Zach parou na sala para olhar a Rainha de novo. O rosto pálido dela estava sombreado, mas ele achava que, embora parecesse que os olhos dela estavam fechados, não estavam tão fechados quanto antes. Enquanto Zach a encarava, tentando descobrir se estava imaginando coisas, os cílios dela tremularam uma vez, como se tivessem sido agitados por uma brisa impossível.
Ou como se ela fosse alguém dormindo, prestes a acordar.”

A história gira em torno do trio (que diferente de outros livros adolescentes, é formado por duas meninas e um único menino), e de que parte da história que eles criam envolve uma boneca de porcelana de ossos (isso, por si só, é assustador), que eles se referem como sendo A Rainha, que fica guardada na cristaleira da casa de Poppy. 

Depois de que algumas coisas acontecem com Zach – não quero citar spoilers demais –, Poppy decide tirar a Rainha de seu lugar, e coisas estranhas passam a acontecer, levando nosso trio de amigos a se aventurarem para descobrir a história da boneca.

O que mais gostei foi a narrativa, que se centra mais no Zach e em como ele mesmo sente sua vida mudar. Sempre acho refrescante ver um livro concentrar o enredo principal em um garoto – talvez por eu estar mais acostumada a ler livros escritos com uma personagem feminina no centro. E as aventuras pelos quis eles passam, assim como os pensamentos, condizem com as atitudes de jovens de 12 anos: sem ser infantil demais, mas também não sendo exatamente maduros.

No geral, sou avessa à histórias com crianças como personagens principais (tirando HP e Percy Jackson, que acompanhei desde nova). Venho evitando ler esse tipo, mas confesso que não me arrependo de ter lido “Boneca de Ossos”. O suspense foi maravilhoso, assim como o gostinho de, a cada página, estar mais perto de resolver o mistério.

Achei o início do livro um pouco confuso, pois começa mostrando o trio brincando com seus bonecos, e a quantidade de nomes acabou me confundindo, forçando-me a reler os primeiros parágrafos. Mas, fora isso, achei o livro num todo maravilhoso, especialmente se considerarmos o público a que se destina :)

Até a próxima! o/

Izandra.

14 comentários:

  1. Izandra, quando vi no feed a imagem e o título desse livro, cliquei correndo e vim ler a resenha! Boneca de ossos me chama bastante atenção há muito tempo, e li uma ou duas resenhas dela, mas nenhuma que dissesse que realmente o que eu queria saber, mas essa me revelou que com certeza não me arrependerei.
    HEHEHE ^_^

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro já foi tão falando! Ele parece bem legal, e gostei da resenha (já li umas três dele, e nunca pesquisei nenhuma!). Já está na minha a tempos, haha.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
  3. Oi Roberta,
    Comecei esse livro esses dias e já tenho uma opinião bem parecida com a sua.

    Eu até curto os infanto-juvenis, sempre me deixam com uma sensação boa depois de lê-los haha

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Oie...

    Adoro livros infanto-juvenis, só que esse não chamou muita a minha atenção e sem falar que li muitas resenhas negativas, uma amiga chegou até abandonar a leitura. Quem sabe depois dou uma chance, mais por hora fica para uma próxima.

    Beijos

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro me interessou demais, desde a primeira vez que o vi :3 mas ainda nao tive a oportunidade de lê-lo. :c
    Meninas, indiquei o blog numa tag :) http://goo.gl/pteTq1 <3

    ResponderExcluir
  6. Engraçado que pela capa eu não compraria me interessei mais pela sua resenha! mt boa!

    http://www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Izandra, tudo bem?
    Assim como você fiquei apaixonada pelo livro assim que foi lançado. Não só pela capa, ms também pelo título intrigante.
    Acabei não comprando o livro, por N motivos, e agora, lendo a sua resenha, me arrependo disso. Com certeza vou adicioná-lo na minha lista de futuras compras.

    Beijinhos ♥

    Thati;
    http://nemteconto.org

    Venha participar do sorteio do livro "Pó de lua" autografado pela autora!

    ResponderExcluir
  8. Que resenha bacana! Até me animou a ler o livro. Parece bem mais legal do que eu imaginava.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Que blog lindo! Fiquei encantada com esse template, um dos mais delicados e bonitos que eu já vi.
    Quanto ao livro, é um infanto-juvenil bem legal, com um toque bem dosado de suspense, algo que se encaixa na faixa etária dos leitores. Confesso que durante a leitura ficava um pouco desconfiada das bonecas da minha irmã, principalmente aquelas com olhos que abrem e fecham, rsrsrs.
    Ótima resenha!

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  10. Oi Izandra, oi Roberta!
    Adorei essa resnha! E que bom é saber que essa sinopse não retrata toda a essência do livro, porque ela sinceramente me deixou beeeem desanimada para lê-lo. Não sou muito fã de protagonistas crianças - tanto que os 3 primeiros livros de HP são os que menos gosto do enredo principal - mas este me deixou realmente curiosa :D

    Um abraço!
    http://obsessivejerk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu to mais empolgada com esse livro pela diagramação e capa do que pelo enredo em si, achei meio medonho por assim dizer. Pretendo ler no Halloween, porque eu to com essa impressão de livro meio assustados. kkkkkkk

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  12. Sou louca pra ler esse livro, mas é um saco quando os livros são confusos no começo né? Mas ele é tão bonitinho hahaha Adorei sua resenha, aliás, adoro todas ♥
    Beijão <3
    docesexpressoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Esse é o unico livro da IRADO que não tenho na minha estante.
    Já procurei comprar eles várias vezes nas livrarias, mas sempre acabo deixando de lado acredita? Vou ver se completo logo essa minha coleção, porque gostaria muito de ler e conhecer essa história. Achei que sua resenha me chamou bastante atenção e espero gostar bastante mesmo.

    E sem contar que a capa do livro também tá linda.
    Adorei =]
    Se cuida linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi. Quando coloquei os olhos neste livro, fiquei louca, queria por que queria kkk, mas claro, queria vários livros, então comprei alguns e deixei esse para outra hora, e lendo sua resenha acabei de me arrepender kkk.
    No verso do livro dizia que era uma história que me faria dormir de luz acesa, então isso me deixou um pouco com medo, pois sou muito medrosa, e se eu fosse ler um livro que me deixasse com medo, ficaria com todas as luzes da casa acesa kk.
    Me fascinei muito pela capa do livro ( sei que isso não é o certo, ver pela capa mais não consigo deixar de me fascinar por belas capas de livros) e pela sua resenha, fiquei com muita mais vontade de ler!

    Beijosss <3

    ResponderExcluir