Resenha: O Menino que Pedalava - Cassia Cassitas

22 outubro 2017
 O menino que pedalava
Autora: Cassia Cassitas
Páginas: 248.
Exemplar recebido da autora para resenha. 
Site do livro. 

"Quando chegaram à guarita do condomínio, André voltou-se para sua mãe e a viu cumprimentando o vigia. Paciência, determinação e respeito. Era isso que estavam ensinando àquele garoto malcheiroso, revoltado e às vezes insuportável. "Se quisesse ser um grande ciclista,precisava aprender a lição." André pensou. Elizabeth estacionou o carro e acionou o controle remoto para fechar o portão da garagem. Apesar de tudo, naquele dia não houve quedas nem atropelamentos. Os tinguis estavam em casa e os patos podiam voltar para o lago."

Olá!

O menino que pedalava é um livro nacional que conta a história de André, o protagonista, mas antes vamos falar da história que veio primeiro, a história de seus pais. 
Elizabeth e Mário, um jovem casal, viajam o mundo organizando os preparativos para as olimpíadas. Viajam para Seul, Barcelona e África do Sul em 1991 e é na África que Elizabeth engravida de André, um bebê que nasce sem os pés e com poliomelite.

André usa próteses no lugar de seus pés e descobre sua vocação e paixão: Ciclismo. Logo começa a treinar, fazer uma série de exercícios e regular a alimentação para estar em forma já que decidi ir para as paraolimpíadas de 2012 em Londres junto com sua amiga Mainara que também tem o mesmo sonho de André.
André passa por muitas dificuldades antes disso e também tem uma amizade desfeita quando criança, uma amizade que acreditava ser a melhor, mas que acaba de uma maneira triste.

Com o apoio de seus pais, de seu treinador, de sua amiga e de seu médico (que também é seu vizinho), André se esforça ao máximo e foca em seu objetivo de se tornar um grande ciclista.

"Amparado pelo cinto, André olhava aquele mundo novo com atenção. Em silêncio observava cada detalhe".

A escrita da autora é clara e objetiva e o mais legal foi ela contar primeiro como Elizabeth e Mário se conheceram, tornando a história mais interessante e melhor de compreender como André adquiriu a poliomelite.
O assunto abordado no livro também é surpreendente, fala do esporte e da importância dele na nossa vida e também fala um pouco sobre a deficiência em geral, já que André não tem os pés e sua amiga, Mainara teve Meningite e carrega sequelas consigo.



Os personagens são cativantes e nos emocionam com suas histórias, com sua força de querer e com a capacidade de envolver o leitor no livro.
André é um personagem incrível que mostra que, apesar dos obstáculos, com determinação se consegue aquilo que tanto deseja. Elizabeth se mostra corajosa no momento em que tem de deixar de viajar junto com seu marido para poder cuidar e acompanhar a infância de André.

O livro tem 24 capítulos e em cada capítulo tem um ano e um lugar onde se passa aquele momento que está sendo narrado. No início, são os lugares que Elizabeth viaja junto de Mário e depois começa a história de André, todos os lugares que ele visitou e morou, mas também intercala mostrando como Mário anda viajando sozinho e tendo também que acompanhar o crescimento de André.

O livro é contagiante, maravilhoso, que nos trás um novo mundo e uma nova visão sobre o esporte! 

Paula Nunes.

Tem alguma dúvida ou sugestão?
Envie um e-mail para bloglivrosecores@gmail.com
Nos acompanhe pelas redes sociais: 

0 comentários:

Postar um comentário