Resenha: Sutilmente - Nina Spim.

27 junho 2017
Sutilmente
Autora: Nina Spim
Páginas: 15
E-book recebido em parceria com a autora para resenha. 

A escola pode ser um ambiente hostil para se fazer amizades e, ainda mais, para se apaixonar pela primeira vez. No entanto, é justamente na sala de aula que Giovana conhece a nuance e a cor do amor. Laura poderia ser a típica aluna nova amedrontada, mas seu mundo particular, cheio de certezas escondidas, nunca mais será o mesmo depois de conhecer a libertação que o novo provoca.

Oi, gente. Tudo bem?
Sutilmente é um conto da nossa autora parceira Nina Spim. Já resenhamos outros dois contos da autora aqui no blog: Imersão e Caleidoscópio

Caleidoscópio falava de deficiência, Imersão de depressão. Sutilmente também traz um tema tabu na literatura brasileira, dessa vez o tema é sexualidade.

O conto de passa em uma escola de São Paulo. Uma aluna nova, Laura, chega na sala de aula, chamando a atenção da nossa protagonista, Giovana. Laura não é bem recebida pelos colegas e não parece fazer questão disso. Porém, Giovana não consegue tirar os olhos da nova colega. 

Às vezes, a gente apenas tem que fazer algo diferente. Inesperado. E aguardar que isso se torne verdadeiro.

É fascinante como a Nina consegue passar diversos sentimentos ao leitor através de tão poucas páginas. Esse é o maior conto dela que leio, mas mesmo assim ainda tem 15 páginas apenas. É narrado em primeira pessoa, os trazendo tudo o que a protagonista pensa e sente. A linguagem desse conto parece ser um pouco mais rebuscada que a dos outros, mas ainda assim é bem fácil de ler. 

A protagonista é uma adolescente muito madura, que vê as coisas de forma objetiva e não se importa com o que os colegas pensam. Gostei dela prontamente. No início, fiquei com um pé atrás com Laura, não entendi porquê ela estava tão esquiva, mas quem é que fica feliz no primeiro dia de aula em uma escola nova, não é mesmo? 

Você sabia perfeitamente quem era. Bem mais do que qualquer um. Não havia distração. Havia certeza, em demasia. Eu não soube lê-la quando a vi pela primeira vez. Toda aquela onda incerta era, na verdade, apenas uma carapaça, para esconder toda a certeza contida no fundo si mesma. E era essa certeza que você tinha medo de extravasar.


O final do conto deixa nossos corações morninhos, imaginando tudo o que pode ter acontecido depois. Aproveitei muito a leitura e refleti muito sobre o que li. Espero que vocês leiam e gostem! Dei 5 estrelinhas (★★★★★) no Skoob! 


Viu algum erro nesse texto? Envie um e-mail para
bloglivrosecores@gmail.com
Acompanhe nossas redes sociais:

9 comentários:

  1. Final do conto que deixa o coração morno = <3 Não sou a maior fã de contos, mas achei a sua resenha ótima e fiquei com vontade de ler. Acho ótimo quando os autores conseguem traduzir uma história completa em poucas páginas <3

    Boa semana :D
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sutilmente aborda um assunto que precisa deixar de ser tabú, a sexualidade.
    Mostrar como um adolescente lida com isso, e como se encanta também é importante.
    Quero ler esse conto viu!
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem?
    Sinto dificuldade em ler contos, pois normalmente são muito rasos e superficiais... gosto de saber o máximo que posso do passado e do futuro dos personagens, senão não me apego a eles e a leitura não flui. Mas amei sua resenha!

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de contos e a Nina escreve muito bem, com sentimento, e isso é passado por cada palavra sua. Não li este conto ainda, mas vou querer ler.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Adoro ler contos! A narrativa mais fluida e a agilidade do texto fazem com que eu me empolgue e leia vários super rapidinho.
    Me interessei por esse, ainda mais por você ter dito que ela passa uma gama de emoções ao longo das páginas. Vi que o preço está super baratinho e vou já garantir o meu.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante do tema abordado pela autora nesse conto, afinal, mais obras deveriam tocar no assunto da sexualidade. Deve ser uma leitura interessante.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Oie amore,

    Que capa linda... não conhecia o livro... mas já me interessei por essa lindeza.
    Adoro contos, e acho que vou curtir muito esse.
    Parece ser um conto bem intenso, dica anotada por aqui!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este conto mas ainda bem que apreciaste a leitura! :) Achei ótimo que achasses a personagem uma adolescente tao madura!

    Enfim, achei uma ótima dica e vou guardar! Como assim e o conto mais extenso que les da autora, e ele tem 15 paginas?? hehe

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, de novo!

    Awww, meu coração que tá quentinho com a sua resenha <333 Eu sempre amo, amo, amo ler as resenhas desse meu conto, porque ele é uma das histórias mais especiais que já escrevi e adoro saber que ele ainda é bem recebido *-* Muitíssimo obrigada pelas cinco estrelinhas <3

    Obrigada pela parceria! :)

    Love, Nina.

    ResponderExcluir