Resenha: Armadilha - Melanie Raabe.

24 julho 2017
Armadilha
Autora: Melanie Raabe
Páginas: 304
Editora: Jangada
Compre | Compre
Exemplar recebido em parceria com a editora. 

Linda, uma escritora best-seller, vive reclusa em sua casa à beira de um lago desde o assassinato de sua irmã mais nova há doze anos. O assassino nunca foi pego, mas Linda o viu de relance, e agora ela acaba de reconhecer seu rosto na TV. Ele é Victor, um brilhante jornalista. Pensando numa saída para pegá-lo, ela escreve um best-seller baseado no assassinato da irmã e concorda em conceder uma única entrevista à imprensa, em sua casa, para Victor. A partir daí tem início um embate perturbador. Cheio de reviravoltas, tensão e terror psicológico.

Oi, gente. Tudo bem?
Todo mundo que me conhece sabe que um dos meus gêneros literários favoritos é o suspense/mistério. E confesso que sou bem exigente com esse gênero! Sempre que escolho um para ler, espero ser surpreendida, espero que o autor tenha pensado em algo que me deixe pensando "nem em mil anos eu imaginaria isso!". 

Armadilha é um suspense, mas mais que isso, ele é um thriller. Ou seja, além do mistério, ainda tem aquela carga emocional que deixa o leitor agoniado. E, embora tenha sido uma leitura interessante, não foi nem de longe um dos meus suspenses favoritos. 

Nessa obra temos Linda, uma escritora famosa que não sai de casa há uns onze anos. A irmã dela, Anna, foi assassina há doze anos atrás e apenas Linda viu o assassino. Porém, como o assassino não foi encontrado, nem todo mundo acredita em Linda. 

Agora, doze anos depois, Linda reconhece o assassino da sua irmã na TV, ele é um jornalista chamado Victor Lenzen. Ela decide conceder uma entrevista para ele na sua casa com o objetivo de conseguir alguma prova de que foi ele que cometeu o assassinato de Anna. Porém, essa armadilha não funciona exatamente como Linda esperava. Então, a história toma um rumo diferente do esperado pelo leitor. 



Armadilha é um ótimo thriller, mas não é um bom suspense. Diferentemente de outros livros do gênero, Armadilha não traz várias opções de assassinos em potencial para o leitor ficar confuso pensando "quem matou? como? WTF?". Nessa obra, temos apenas duas opções e a verdadeira é a mais óbvia, pelo menos para mim. Então, não acho que essa obra possa ser considerada um bom mistério. Maaaaas...

Enquanto thriller, Armadilha me satisfez. A protagonista tem muitos problemas emocionais e psicológicos, então a gente não sabe se ela está falando a verdade, se ela não se lembra ou se ela está simplesmente imaginando como poderia ter sido (sim, tem cenas inteiras apenas fruto da imaginação dela). E isso prende o leitor, a gente quer descobrir se a mulher está completamente louca ou se ainda tem um pouco de razão nela. 

Um ponto positivo para a autora foi a construção da protagonista: Linda está tão doente psicologicamente, que é quase palpável. Com o passar da leitura, eu achava que eu também estava ficando louca. Melanie Raabe conseguiu fazer com que eu me colocasse no lugar da personagem, que eu vivesse esse livro, parecia que eu estava lá, sofrendo com a Linda, levando cada susto. 

"Sei que deveria fazer alguma coisa antes que seja tarde demais, antes que eu caia por completo no turbilhão da depressão, que me puxa para baixo, para a escuridão. Sei que deveria conversar com um médico, deixar que me prescrevesse alguma coisa, mas não consigo me levantar. O esforço físico parece excessivamente grade. E, no fundo, tanto faz". 

Outro ponto positivo foi a ambientação em um lugar diferente dos outros livros que costumo ler. Tudo bem que Linda passa quase o livro inteiro dentro de sua casa, mas eu consegui aprender um pouco mais sobre Munique, na Alemanha. 

Se você quer um livro pesado, com reviravoltas impressionantes, quer levar uns sustos, mas não se preocupa tanto em ficar surpreso com a descoberta do assassino, então Armadilha é uma boa pedida! Beijos ♥ 

Viu algum erro nesse texto?
Envie um e-mail para bloglivrosecores@gmail.com
Nos acompanhe nas redes sociais

16 comentários:

  1. Olá, apesar de não focar muito no mistério a autora triunfa na caracterização da protagonista, é possível sentir o que ela sente, dando à trama uma profundidade muito bem vinda. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Não costumo muito ler esse gênero, me deixa angustiada, mas até que fiquei curiosa!
    A capa é bem simples, mas a história parece ser bem complexa.
    Talvez eu leia em breve.

    ResponderExcluir
  3. Olá !
    Que pena que a obra não te agradou como gostaria ...
    Confesso que leio muito pouco mistério/ suspense, até agora só conheci os livros do King..
    Mas gostei do fato que o livro nos dá sustos e que a escrita é tão intensa que acabamos ficando louca como a protagonista..


    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Oi Roberta, não leio tanto esse gênero mas curti a resenha, mesmo que a autora tenha investido mais nas emoções causadas pela história do que no suspense, eu gosto de livros que me despertam várias emoções e esse parece ser bem envolvente nesse aspecto, tendo conseguido te fazer se colocar no lugar da personagem. Curti a resenha e anotei a dica ;)

    ResponderExcluir
  5. Oiii Roberta tudo bem?
    Fiquei muito interessada em ler a obra, por mais que não te agradado tanto quanto gostaria acho que seria uma ótima pedida para mim, faz tempo que não leio algo do gênero, quero descobrir se a justiça vai ser feita com ele.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Esse livro me chamou atenção pelo apelo de suspense e thriller, mas parece um pouco diferente pela forma como foi levada a coisa do suspense então. Também gosto daquela incerteza, de ficar imaginando quem fez as coisas e as surpresas e tal. E não ter muito disso pode prejudicar a leitura. Mas sei lá né, talvez não. Teria que ver.
    Que a parte psicológica da protagonista seja bem retratada fica legal, mas talvez a combinação não crie uma história que iria gostar tanto assim. Tem esse lado positivo por parecer que a personagem foi muito bem feita e todas as incertezas e confusões que ela pode causar no leitor pelo jeito dela. Mas não sei se no geral iria gostar tanto assim.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não conhecia esse livro, a capa é linda. Pena não ter sido seu favorito no campo do suspense, eu apreciei o enredo, mas não conhecia o livro, essa é a primeira resenha que vejo. Quero ter a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  8. Dizer que Linda é uma pessoa quebrada, perturbada, é pouco. Imagina, visualiza a tensão de reconhecer o assassino da irmã e tentar pegar o cara numa armadilha. Planos elaborados na sua mente é uma coisa, colocá-los em pratica, mesmo que seja em busca de vingança por um ente querido, é outra. O enredo é bom, muito bom, e eu gostaria de acompanhar o desenrolar.

    ResponderExcluir
  9. Parece ser uma história que te deixa tensa durante a leitura. Achei a sinopse bem interessante.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Roberta!
    Não conhecia o livro, mas como adoro thriller fiquei interessada no livro. A premissa é bem instigante e talvez seja um livro que me agrade, só fiquei na dúvida porque você citou que ele é pesado. A narrativa é muito densa? :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  11. oie nao sou muito de ler o genro mais fiquei uito curiosa a capa tambem e linda ne haha
    parece ser bem legal
    beijos

    ResponderExcluir
  12. nunca tinha ouvido falar desse livro.
    curto demais um bom suspense, mas como a vida curta pra ler tudo o que gostaríamos, acho que vou deixar passar esse depois da sua opinião haha

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Confesso que não curto muito livros de suspense e thrillers, mas vejo que Armadilha é um livro que se destaca nos gêneros. Por trazer um local diferente de ambientação e uma protagonista bem desenvolvida com certeza é uma leitura para se anotar a dica. Gostei! Ótima resenha e dica anotada.
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia essa obra e confesso que não costumo ler livros desse gênero, mas de qualquer forma fiquei curiosa com sua resenha e achei a premissa do livro bacana. Enfim, uma pena que esse não tenha virado um dos seus livros favoritos, mas apesar do ponto negativo parece ser bacana.

    Beijos :*

    ResponderExcluir