Resenha: Geekerela - Ashley Poston.

04 outubro 2017


Geekereka
Autor: Ashley Poston . 
Páginas: 384.
Editora: Intrínseca.  
Nota:4.5 /5
Um divertido romance que traz a clássica história de Cinderela para os dias de hoje. Quando Elle Wittimer, nerd de carteirinha, descobre que sua série favorita vai ganhar uma refilmagem hollywoodiana, ela fica dividida. Antes de seu pai morrer, ele transmitiu à filha sua paixão pelo clássico de ficção científica, e agora ela não quer que suas lembranças sejam arruinadas por astros pop e fãs que nunca tinham ouvido falar da série. Mas a produção do filme anunciou um concurso de cosplay numa famosa convenção valendo um convite para um baile com o ator principal, e Elle não consegue resistir. Na Abóbora Mágica, o food truck vegano onde trabalha, ela encontra a ajuda de uma amiga cheia de talentos para moda que vai criar o traje perfeito para a ocasião. Afinal, o concurso é a chance de Elle se livrar das tarefas domésticas impostas pela terrível madrasta e das irmãs postiças malvadas. Já Darien Freeman, o astro adolescente escalado para ser o protagonista do filme, não está nada ansioso para o evento, embora o papel seja seu grande sonho. Visto como só mais um rostinho bonito, o próprio Darien também está começando a achar que se tornou uma farsa. Até que, no baile, ele conhece uma menina que vai provar o contrário. Esta releitura de Cinderela transporta para o universo nerd os principais elementos do clássico conto de fadas, fazendo uma verdadeira homenagem a todos aqueles que sabem o que é ser fã e se dedicar de coração àquilo que amam. 

Olá, gente!

A resenha de hoje é sobre um livro bem amorzinho, que eu não esperava muita coisa, mas acabei me surpreendendo positivamente.


O livro é escrito pela autora Ashley Poston, de quem eu nunca tinha ouvido falar, mas resolvi dar uma chance para o seu trabalho. Eu pensei que ia ser só mais uma história, assim nada muito profundo ou complexo, porque a capa era colorida demais, com brilhos, desenhos e se tratava de uma nova versão da história da Cinderela. Mas eu estava bem errada e que bom!

A história narra as desventuras de Elle (nossa Cinderela Geek) que vive, claro, com sua madrasta, que aqui não é tão má, perversa e cruel, só incompreensiva, distante, egoísta, falsa, hipócrita, um pouco burra e sem amor na vida, e com as filha dela, as gêmeas vloguers, descoladas, que sempre sugam tudo de bom que há ao redor. Elle mora com sua madrasta e suas irmãs postiças na casa que era de seu pai, uma casa bonita por fora e caindo aos pedaços por dentro, o que funciona como uma metáfora para a vida da madrasta e das gêmeas, que vivem de glamour e riqueza desfilando pela cidade, enquanto Elle tem que trabalhar fora para se sustentar e ainda realizar todos os reparos de que a casa precisa. Mas Elle está cansada e não vê a hora de completar 18 anos e se livrar dessa vida de sofrimento, numa casa cheia de lembranças e carente de amor.

E praticamente do outro lado do país, há Darien Freeman, o novo galã do pedaço, com seu porte atlético e sorriso marcante, Darien que foi descoberto em um seriado adolescente e agora não tem mais vida social. Darien não sabe como sua vida chegou exatamente aquele ponto, em um dia era um ninguém e no outro era a celebridade adolescente mais cobiçada do país, cercado por milhares de fãs loucas e histéricas, repórteres sempre atrás de mais uma derrapada sua e seu pai controlando todos os aspectos da sua vida, lhe proibindo até de tomar uma Fanta (esse refrigerante é crucial no desenvolvimento da narrativa).


Mas o que esses dois personagens têm comum e o que faz eles se encontrarem?

Se você disse Starfield, você está mais do que certo. 

Starfield é uma série televisiva sci-fi criada pela autora que reúne aspectos já conhecidos pela comunidade Geek e presentes em Star Wars, Star Trek, Guardiões da Galáxia, Doctor Who e franquias do gênero. Ou seja, é uma história dentro de outra história dentro de outra história (Starfield-Geekerela-Cinderela), um inception infinito.

E os dois personagens amam esse série, são realmente apaixonados, nerds de carteirinha.

Enquanto Elle herdou sua paixão de seus falecidos pais, que faziam cosplays quando o termo nem existia, que assistiam com ela a todos os episódios, que a levavam para todos os concursos e encontros nerds, e uma dessas convenções, inclusive, foi criada pelo seu pai, e é simplesmente o maior encontro de fãs de Starfield no mundo. Elle guarda sua paixão por Starfield como sua maior preciosidade da vida, porque é a única coisa que sua madrasta e irmãs não são capazes de destruir, e porque gostar de Starfield é lembrar dos seus pais, deixá-los mais próximos do coração, mais perto das estrelas.
Já Darien é filho de pais ricos separados, apesar de seus pais estarem vivos, eles não agem como pais de verdade, pois não há mais laços, nem tempo para isso, só há fama, dinheiro e reconhecimento. Então Darien ama Starfield porque a série traz lembranças de quando sua vida era mais fácil, quando ele podia simplesmente sair na rua sem ter medo de ser atacado, quando ele apenas desfrutava de bons momentos com seu pai vendo a série, e não tendo que carregar a responsabilidade de fazer um filme sobre ela, com uma multidão ensandecida lhe dizendo de todas as formas que ele não é capaz de fazer um filme dessa magnitude, de encarnar um papel tão importante.


Assim, os destinos de Elle e Darien vão se cruzar quando Elle, a maior fã de Starfield que já pisou nesse mundo, descobre que Darien Freeman, o galã adolescente, ídolo das suas irmãs postiças, vai encarnar o Príncipe da Federação, o personagem mais importante de Starfield. Elle simplesmente não aceita isto, ela se sente ultrajada e enganada e desabafa em seu blog, colocando tudo que sente nas palavras, Elle escreve uma crítica ferrenha à escolha do ator para o remake de sua série preferida, e seu texto se torna o mais visualizado da história da comunidade de artilheiros intergaláticos. Colocando em dúvida o talento de Darien Freeman e o futuro da franquia.  Em outro ponto está Darien, que quer muito fazer a diferença com a atuação desse personagem nessa história que ele ama desde sempre, mas está inseguro e não sabe se consegue.

Os personagens então se conhecem, sem se conhecer propriamente, graças a uma promoção em que  o vencedor do concurso de cosplays vai conhecer Darien Freeman, o novo rosto do Príncipe da Federação, e ganhar passagens para Los Angeles (creio). Então, por uma coincidência do destino (ou não) Elle, que quer muito participar do concurso para se livrar dessa vida de gata borralheira, conhece Darien (sem saber que é ele mesmo), quando este manda uma mensagem para o celular de seu pai por engano para cancelar sua participação no concurso por medo da recepção do público e para tomar as rédeas de sua vida. Dessa forma, um tanto inusitada e tão clichê nos nossos queridos romances YA's, os personagens começam a conversar anonimamente por mensagens de texto, criam laços e se apaixonam (claro).



Vamos, assim, acompanhar a saga de Elle para encontrar a fantasia perfeita e vencer o concurso junto com sua amiga estilista (e fada madrinha), Hera, que tem cabelo verde, ama K-pop, trabalha com ela na Abóbora Mágica, um food truck vegano, é  muito desaforada e, ao mesmo tempo, é a personagem mais amor de todas, a melhor amiga que Elle poderia ter. Não vamos esquecer do cachorro salsicha que elas adotam e se torna o companheiro de aventuras delas. E de Darien no set de gravações do filme de Starfield, tentando de todas as maneiras dar o seu melhor, enfrentando o seu pai, a imprensa, e tudo mais, para preservar seu amor por Elle, uma pessoa que se apaixonou por ele sem saber quem ele era. A partir disso, vão ocorrer várias confusões, desentendimentos, desventuras, algumas tragédias, brigas, armadilhas e muitas outras coisas que só deixam a história mais interessante.

O livro é narrado em primeira pessoa, com capítulos intercalados entre Elle e Darien, é divido em três partes: MIRAR, APONTAR PARA AS ESTRELAS e DISPARAR, que é a mensagem mais icônica da saga Starfield, e repetida incansavelmente pelos fãs, e dentro de Geekerela tem um significado metafórico, demonstrando como cada fase da história irá se desenvolver.

A linguagem é atual e a narrativa é bem fluida, pois tem muitas partes com mensagens de texto trocadas entre os personagens, pode ser que tenha muitos termos técnicos e referências a séries, filmes e livros que já conhecemos (ou não), mas a narrativa é simples, sem ser boba.

Os personagens são bem construídos, as motivações são plausíveis (quando você se dá conta que eles têm 16/17 anos) e o enredo é bem amarradinho. É um livro divertido, com uma mensagem bonita por trás, de que devemos valorizar quem somos, mesmo diante das dificuldades e que somos capazes de realizar nossos sonhos, mesmo que seja de maneiras que não havíamos imaginado.






A edição é muito bonita, muito mais do que eu esperava, com muitos detalhes pensados delicadamente por alguém que leu o livro e que mostrar o melhor dele. As páginas são amareladas, tamanho da letra bom, espaçamento grande, boa diagramação também. Os aspectos "físicos" da leitura não te cansam.

É um lançamento e aposta da Editora Intrínseca, e claro, precisa de umas melhoras aqui e ali na tradução, mas nada que atrapalhe a leitura, pois a edição é bonita demais, quase um artigo de luxo.  Parabéns a Editora pelo cuidado. Tem umas coisinhas que deveriam ser melhor contadas? Tem sim, mas não fazem tanta diferença assim no resultado final. E quanto a história só me resta dizer que eu recomendo muito, é um livro emocionante, apesar de ser uma releitura, é cheio de surpresas e diálogos engraçados, fofos e apaixonantes, que te dão vontade de grifar o livro inteiro.


Enfim, espero que vocês se apaixonem por esta história como eu me apaixonei e possam viver um romance nas estrelas como Elle e Darien. 

Até mais,

Melissa.
Viu algum erro nesse texto?
Envie um e-mail para bloglivrosecores@gmail.com
Nos acompanhe nas redes sociais

8 comentários:

  1. Oi Roberta tudo bem?
    Realmente esse livro seria uma ótima pedida para leitura, acho bacana essas edições que retratam e refazem para a modernidade os contos antigos, dica anotada e essa edição está linda.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é um meeeeegaaa sucesso! Vejo todo mundo falando dele e agora tô entendendo o motivo :) tua resenha é bem completinha, deu o resumão e sua opinião, e o melhor é saber que esses personagens não são extremamente amadurecidos. É horrível quando eles soam mais velhos e parecem seres de outro planeta, não engulo personagem assim. Parabéns pelo conteúdo e vou ficar de olho nesse livro <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, muito obrigada. Seu comentário resumiu tudo que eu estava pensando mesmo sobre a leitura, a história é palpável, apesar de ser uma releitura de contos de fadas, os personagens são reais e humanos. Eu gostei demais desse livro, espero que você possa dar uma chance a ele também. Obrigada pelo comentário :)

      Excluir
  3. Oie
    eu fiquei apaixonada por essa edição e achei a ideia do livro muito legal hahaha gosto dessas coisas que misturam contos de fadas, alem do mais vi muita gente elogiando

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, na minha opinião é um dos melhores lançados esse ano no gênero e a história é amorzinho demais. Obrigada pelo comentário :*

      Excluir
  4. oi,Beta. Eu curto histórias de contos de fadas mas essas releituras modernizadas demais não costumam me agradar, mesmo esse possuindo uma pegada geek... de qualquer forma, fico feliz que vc tenha se surpreendido de maneira positiva com a leitura...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  5. Oi Melissa, pelas fotos deu pra perceber como a edição tá caprichada e linda e a história apesar de juvenil, parece ser fofa <3 Tô super interessada na história e espero poder ler também futuramente *__*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, essa edição é super linda mesmo, vale a pena adquirir nem que seja para ficar admirando rs. É uma história bem fofinha mesmo, daquelas que dão um quentinho no coração, espero que você possa se apaixonar por ela também. Obrigada pelo comentário :*

      Excluir