Resenha: Não Pare! - FML Pepper

20 novembro 2017
Não Pare! 
#1 da trilogia Não Pare!
Autora: FML Pepper
Páginas: 280
Editora: Valentina

Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas verticais exigia respostas.
E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho!
Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes... Enfim, curtir a juventude.
Mas o “normal” está muito longe da vida de Nina!
Perdida no olho de um furacão de mortes e inexplicáveis acidentes, tendo que esconder os terríveis fatos da mãe paranoica, Nina começa a desconfiar da própria sanidade mental, de tudo e de todos. O que explicaria os paralisantes calafrios, a perda de visão e de memória que experimentava sempre que alguém morria ao seu redor? O que ela teria a ver com os bizarros e sobrenaturais acontecimentos? Estariam eles interligados?
Seria a Morte sua companheira para toda a vida?
É chegada a hora da verdade.

Oi, gente.Tudo bem?
Não Pare! é o primeiro livro de uma trilogia de Young Adult brasileira da autora FML Pepper. Eu já tinha começado a ler esse livro há um bom tempo, porém não consegui finalizar a leitura. Agora que estou de férias, esse foi o primeiro livro que quis terminar e fiquei muito feliz com essa escolha.

Nina e sua mãe, Stela, vivem se mudando de um país para o outro o tempo todo. Nunca dá tempo da adolescente fazer amigos na escola ou na vizinhança, pois assim que chegam em determinado lugar, sua mãe já quer se mudar. Além disso, estranhos acontecimentos e acidentes rondam Nina, o que faz com que ela pense que é extremamente azarada.

A similaridade entre mim e aquela folha chegava a assustar: solitária, sem destino, impossibilitada de um pouso tranquilo e feliz. 

Quando se mudam para Nova York, Stela tem uma boa notícia: elas não vão mais se mudar! Nina fica tão feliz, que se abre para a amizade com Melly. E é bem interessante ver as duas interagirem e quebrarem um pouco da tensão presente no resto da narrativa. Para evitar que sua mãe mude de ideia, Nina passa a esconder os acidentes que tem sofrido.

Na nova escola, além de Melly, ela conhece dois garotos: Kevin, que parece um anjo, é lindo e super fofo com ela. E também Richard, que é muito grosso com ela e tem um quê de bad boy. Inicialmente, ela prefere Kevin, mas com o tempo, ela vai começando a ter um sentimento confuso em relação à Richard.

O livro meio que se divide em duas partes: a primeira parte, na qual conhecemos os personagens, onde Nina claramente está sendo perseguida e alguém está tentando matá-la, onde ficamos na dúvida sobre tudo e todos, até sobre a mãe dela; e a segunda parte, onde nós leitores já temos uma visão maior do que está acontecendo, mas a Nina continua negando a realidade para si mesma. As duas partes tem muita tensão e pancadaria! 



O ponto baixo do livro com certeza são as atitudes de Richard com relação a Nina. Sério. Claro que, com o desenvolver da leitura, a gente acaba entendendo o lado dele e vendo porquê ele era assim com ela e com todo mundo. Porém, ainda assim não consegui me envolver com ele.

Algo que me deixou confusa foram os calafrios que a protagonista sente no início da obra. Quando eles começavam a ser descritos, eu ficava "o que está acontecendo?". Só lá pelo quarto calafrio que eu percebi o que era. Porém, a intenção da autora poderia ser exatamente essa, deixar o leitor na dúvida e pensando estar maluco assim como a Nina, risos.

O que mais gostei em Não Pare! com certeza foi a escrita da autora, que é clara, coesa e prende o leitor com maestria (por isso acredito que as partes dos calafrios foram propositais). A FML Pepper escreve muito bem!

O mundo criado pela autora é diferente dos outros mundos paralelos que vejo nos livros por aí, e isso foi algo positivo para mim. Ela soube inovar em algo que muita gente faz. Claro que sei que recém li o primeiro livro e que tem muito do novo mundo pra eu ver, mas o que vi, gostei!

Foi quando me deparei com um par de olhos absurdamente azuis por debaixo de grossas sobrancelhas negras que me fariam perder o chão, se eu já não estivesse deitada sobre ele. Eram de um azul-turquesa vivo incomum, muito brilhante e tão penetrante quanto um tiro de fuzil num coração sem colete à prova de balas. 

A mocinha é uma incógnita pra mim. Ora eu amava ela e a personalidade dela, ora eu odiava as atitudes que ela tomava. Sabe quando você assiste filme de terror e fica gritando pros personagens "sai daí, corre daí"? Era eu com a Nina. Acredito que apesar de, às vezes, ela tomar umas atitudes que eu não tomaria, ela é uma mocinha forte! Maaas, com certeza eu teria descoberto algumas coisas antes dela hahaha

Sobre os outros personagens, eu senti que a autora poderia ter desenvolvido mais eles, sabe? A maior parte ficou como figurante, os caras estavam lá para se apaixonar pela Nina ou para matá-la e os que queriam matá-la eram bem parecidos, eram quase os mesmos personagens com nomes diferentes. A personagem que mais gostei foi a Stela. A Melly também é super fofa, quero ver se vamos saber mais sobre ela nos próximos volumes.

A leitura da obra foi muito rápida pra mim, não consegui largar o livro antes de terminá-lo. E dá pra ver que ainda tem muita coisa pra acontecer! Então, minha ansiedade está nas alturas. Claramente, muita coisa ficou em aberto. Fiquei muito curiosa para ir para o segundo e terceiro volume. E assim que fizer isso, venho contar pra vocês como a história da Nina termina. Beijos


Viu algum erro nesse texto? Tem perguntas e sugestões?
Envie um e-mail para bloglivrosecores@gmail.com
Nos acompanhe nas redes sociais: 

5 comentários:

  1. Olá, ótima resenha. Eu tenho vontade de ler esse livro e a trilogia toda. Fico curiosa para saber mais sobre a Nina e sobre essas mudanças constantes que ela tem que fazer.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu li esse livro em 2015 e fiquei extremamente encantada / fascinada / estupefata / surtada com o livro, isso me obrigou a correr contra o tempo e comprar os volumes seguintes. Quero muito ler todos de uma só vez. :)
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  3. Hey, Roberta, tudo bem?

    Menina, eu e você temos sérias divergências sobre esse livro. Eu já o li há um bom tempo e ODIEEEEEEIIIIII! rsrs
    Achei os personagens muito rasos e mal desenvolvidos, a história, pra mim, não passou de uma fanfic bem ruim de Crepúsculo, incluindo uma cena no livro que foi completamente Ctrl+C / Ctrl+V do livro de Bella e Edward. Sem contar que achei muito mal escrito... rsrs.
    Bem, que bom que as pessoas têm gostos diferentes, né? Tem muitos livros dos quais eu gosto e outras pessoas também detestam. :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá
    muito legal sua resenha, com certeza quero ler a série pois faz anos que ouço falar da autora e de seus livros e sempre vejo inúmeros elogios, espero de verdade poder conseguir em breve

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nem me fale desse livro, até hoje não garanti o meu! Absurdo, hahaha! Estou doida para ler. Amei seu post!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir