Resenha: A Rainha Domada - Philippa Gregory.

20 fevereiro 2018
A Rainha Domada
Autora: Philippa Gregory
Editora: Record
Páginas: 448
Livro cedido pela editora para divulgação. 

Da dama do romance histórico, uma trama de disputas, intrigas, paixão e traição na Era Tudor. No verão de 1543, a Inglaterra celebra a ascensão de uma nova rainha. Depois de se tornar viúva de seu segundo marido, Catarina Parr recebe com hesitação o pedido de casamento do rei Henrique VIII. Contudo, ela sabe que não tem escolha e se vê obrigada a abandonar seus planos de finalmente se casar por amor para subir ao trono. Catarina não tem dúvidas do perigo que está prestes a enfrentar afinal, vai se casar com um rei que matou duas de suas ex-esposas. Mas Henrique a adora, e ela aos poucos conquista sua confiança. Porém, uma conspiração faz com que a ira do rei se volte contra ela, e a punição para heresia e traição é a morte.

Oi, gente!

Hoje a resenha é de um romance histórico baseado em fatos reais. Trata- se de uma releitura romântica da história da Catarina Parr, a sexta esposa de Henrique VIII. O livro faz parte de uma série lançada pela Editora Record que reconta os bastidores da história da realeza inglesa, principalmente na Era Tudor, os livros podem ser lidos sem ordem cronológica e a estória não perde o sentido.

Então, o livro começa com Catarina apaixonada por outro homem e vivendo seu amor em segredo, pois havia acabado de ficar viúva de seu segundo marido e sua conduta não seria bem vista na corte.
Após anos vivendo no campo, Catarina Par decide viver na corte de Henrique VIII, mais perto de sua irmã e de sua família, onde passa a ser cortejada pelo rei e com ele se casa, apesar de esta não ser a sua vontade.

Acompanhamos, sim, o tempestuoso e conturbado relacionamento de Catarina Par e Henrique VIII,  um rei conhecido em toda a Europa por sempre ter o que quer e assassinar suas esposas. Catarina se vê dentro de um pesadelo, perpetuando tradições de rainhas mortas e agindo como se tudo estivesse na perfeita paz para não ter o mesmo fim. Ela sente que nada daquilo que o rei fala é verdade, que nada do que tem é seu, que é uma rainha, mas apenas por enquanto, até o rei achar outra dama mais jovem e bonita e decidir que quer se casar de novo. Sua vida é um suplício, mas ela encontra sua paz nas escrituras sagradas, defendendo o protestantismo na Inglaterra e fortalecendo seus conhecimentos através dos estudos bíblicos.



No mais, é um livro muito interessante, porque traz muitos fatos reais sob outro ponto de vista. Conta a história de todo o reinado de Catarina Par, a rainha que sobreviveu, e sua força e audácia de lutar contra tudo e todos para defender aquilo em que acredita. 

Como uma pessoa que ama a história da realeza britânica, claro que eu gostei muito do livro, mas tenho algumas ressalvas. O decorrer do livro é muito lento, eu demorei mais de uma semana pra conseguir "entrar na história" de verdade, a narrativa é cheia de floreios, o que dificulta muito a leitura, e detalhes desse amor cego de Catarina por seu amante não ficam claros e me deixaram um pouco com o pé atrás.

Enfim, é uma boa leitura para quem ama romances, intrigas, manipulações, realeza inglesa, discursos religiosos inflamados, guerras, amores impossíveis, mortes, passeios de verão, inveja, críticas sociais e tudo aquilo que um bom romance histórico pode trazer.

Recomendo muito a leitura, a edição é muito bonita e a tradução muito bem feita. Não entendo porquê ainda não é um livro tão conhecido. Espero que gostem!

Até mais, 

Melissa.

Informações, dúvidas ou sugestões?
Envie um e-mail para bloglivrosecores@gmail.com
Nos acompanhe pelas redes sociais: 

10 comentários:

  1. Olá!
    Que trama heim?! Pelo que percebi é um ótimo livro para quem aprecia um romance da realeza com uma pitada de tudo! Achei interessantíssima a proposta. Anotado a dica.
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Interessante, mas não muito fã de romances de época, memo sendo baseado numa história real, minha mãe que adora e vou indicar para ela.
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu tenho curiosidade para ler esse e os outros livros da autora. Que situação tensa o dessa rainha, hein?! Correndo o risco de ser descartada a qualquer momento. E que rei cruel esse.

    ResponderExcluir
  4. Oi Roberta,
    Gosto muito da Era Tudor, mas não sei se vou ler A Rainha Domada. Você disse que o início é meio lento. Fico com medo de abandonar, mas fiquei curioso. Anotei o nome do livro. Quem sabe não arrisco num futuro.
    Pra quem gosta da Era Tudor, indico a série The Tudors. É muito boa!!
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei de não precisar ler os livros em ordem cronológica e pelo principal, ser baseado me fatos reais, não tenha dúvidas que já está em minha meta de leitura.

    ResponderExcluir
  6. Achei que o enredo dá uma história muito boa se bem aproveitado, tô um pouco saturada do gênero, mas vou anotar pra referência futura.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Não me lembro de ter feito nenhuma leitura do gênero que fosse baseada em fatos reais e isso chamou bastante minha atenção, de modo que ele já foi parar na lista de desejados.
    Achei bem interessante conhecer um pouco mais sobre a Catarina e seus ideais, sua luta por aquilo que ela realmente acredita e defende.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  8. Oie
    não sou chegada nesse gênero mas muito legal sua resenha e saber um pouco melhor do que se trata, preciso me permitir a ler mais romances históricos e por ser baseado em fatos reais até me faz ficar mais curiosa

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Tudo bom?
    Achei a premissa bem interessante, até tinha me interessado, mas quando você disse que demorou a se conectar com a historia, confesso que desanimei.
    Quem sabe um dia dê uma oportunidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro esse tipo de livro e fiquei muito curiosa para conhecer essa história também, parece ser muito interessante! ☺ Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir