Resenha: As cores do amor - Camila Moreira.

27 fevereiro 2018
As cores do amor
Spin-off de "8 segundos".
Autora: Camila Moreira. 
Páginas: 320.
Editora: Paralela.
Livro recebido da editora para divulgação. 


O que define uma pessoa? O dinheiro? O sobrenome? A cor da pele? Filho único de um barão da soja, Henrique Montolvani foi criado para assumir o lugar do pai e se tornar um dos homens mais poderosos da região. No entanto, o jovem se tornou um cafajeste aos olhos das mulheres, um cara egocêntrico segundo os amigos e um projeto que deu errado na concepção do pai. Quando o destino coloca Sílvia em seu caminho, uma jovem decidida e cheia de personalidade, Henrique reavaliará todas as suas escolhas. O amor que ele sente por Sílvia o fará enfrentar o pai e transformará sua vida de uma maneira que ele nunca pensou que fosse possível. Um sentimento capaz de provar que nada pode definir uma pessoa, a não ser o que ela traz no coração.

Oi, gente. Tudo bem?
"As cores do amor" é um livro da autora Camila Moreira, que também escreveu "Oito Segundos" e "O amor não tem leis". Através de inúmeras resenhas positivas, eu tinha muita vontade de ler algum livro escrito pela Camila! Quando "As Cores do Amor" chegou aqui em casa, fiquei bem ansiosa pela leitura, mas depois de realizá-la tenho algumas considerações. Porém, vamos por partes... 

As Cores do Amor é um spin-off do livro 8 segundos. Este volume nos traz Sílvia, uma mulher independente, negra e batalhadora, que sozinha criou a irmã mais nova. Sílvia fez faculdade de fisioterapia junto com Pietra, protagonista do primeiro livro. Agora, Pietra pretende abrir o Centro de Reabilitação Girassol, um haras de reabilitação para crianças e adolescentes com Síndrome de Down e ela quer a ajuda de Sílvia para isso. Sílvia acaba se mudando para a cidade do interior na qual o centro será construído e lá ela conhece Henrique. 

Engulam meu cabelo crespo, minha negritude e meu jeans surrado, pensei.

Henrique é o herdeiro de Enzo Montolvani, o barão da soja. Na cidade, ele é conhecido por suas muitas conquistas superficiais e por ser um playboy. Apesar do primeiro prejulgamento ser verdadeiro, o segundo não é tanto assim. Henrique não se dá bem com o pai e não quer ocupar seu lugar de grande fazendeiro, o que ele realmente quer é trabalhar na única oficina mecânica da cidade e morar na casa simples que era dos seus avós maternos.

Já nas primeiras páginas, Sílvia e Henrique sentem-se atraídos um pelo outro. Porém, o racismo do pai de Henrique é o primeiro obstáculo pelo qual eles terão que passar. 


A escrita da autora é clara, cheia de regionalismos que dão rosto à narrativa. Em um primeiro momento, tudo acontece muito rápido: já nas primeiras páginas Sílvia e Henrique se conhecem e se apaixonam, mas o que vem depois é um tanto enrolado. Algo que me confundiu um pouco no início, por eu não ter lido os livros anteriores, foram os apelidos de outros personagens. Às vezes, um mesmo personagem tinha três apelidos e eu ficava confusa até perceber que se tratava da mesma pessoa.

O que mais gostei na leitura foi a protagonista! Sílvia é uma mulher negra (raramente vemos romances com mocinhas negras) e isso já me conquistou de cara. Além disso, ela é uma mulher batalhadora, que criou a irmã mais nova sozinha. Além disso, ela já passou por situações bem humilhantes por causa de sua cor e sempre dá a volta por cima de cabeça erguida.

Sílvia me revigorou, trouxe motivos para lutar por alguém. Para acreditar em sentimentos bons. 

O Henrique, nas primeiras duzentas páginas, foi um cara pelo qual eu nunca gostaria de me apaixonar. Um covarde total, que faz burrada atrás de burrada (ele faz uma tão grande no início, que eu não perdoaria tão fácil). Só que com o passar da história, é nítido que ele vai amadurecendo e se tornando um homem que valoriza o que realmente é importante.

De início, achei que eles se apaixonaram muito rápido um pelo outro e não fiquei tão convencida desse amor assim, mas no final, depois de tudo que eles passam e sofrem pelo outro, deu pra ver que o que no início era atração sexual se tornou amor verdadeiro. Falando nisso, a sofrência foi tanta na segunda metade do livro, que quase achei que era novela mexicana, risos.

[...] fiquei imaginando: como pode em um país como o Brasil, que não tem uma raça predominante, onde a mistura torna o brasileiro único, uma pessoa ser tão desprezível e me julgar pela minha cor? 

Sobre racismo... acredito que esse tema foi abordado de forma satisfatória. Mesmo o livro sendo um romance, abordou bastante a questão do racismo. O pai do protagonista é racista e esse é o maior obstáculo no relacionamento deles. Além disso, algo que me agradou muito foi perceber que a autora estudou o assunto e não falou bobagem (como vimos recentemente no meio literário brasileiro, não é mesmo). Um exemplo é que, durante todo o livro, Henrique chama Sílvia de "minha morena" e aí ela diz a ele:

- Sabe, você pode me chamar de negra também, preta ou pretinha, não ligo. - Ele me olhou assustado, sem entender o que eu queria dizer. Tudo bem, poucas pessoas entenderiam. O fato de tratar uma negra como morena está enraizado na cultura brasileira. Claro que muitas pessoas não fazem por mal, mas eu não tenho vergonha da minha cor. 

Essa frase acima quase fez meu coração transbordar de amor e de orgulho por essa personagem linda.

Se tem uma coisa que gosto em livros de romance é epílogo, pra ter certeza que eles foram felizes para sempre mesmo! E As cores do amor tem um epílogo fofo demais, valeu a pena por todo o livro!

Por fim, apesar das minhas considerações, essa foi uma leitura positiva pra mim. Então, se você está procurando por um romance nacional que fale de amor entre uma mulher negra e um homem branco, As cores do amor é a pedida!

Beijos

16 comentários:

  1. Oi!
    Eu já ouvi falar do livro 8 segundos, mas não sabia que tinha spin-off. Gostei de saber mais sobre as suas impressões.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Roberta. Tudo bem?

    Adorei a resenha. Nunca li nada dessa autora porque não faz muito meu gênero, mas sei que dentro do gênero romance ela é bem querida por seus leitores. Da obra, gostei do fato dela abordar o tema do racismo e trazer uma protagonista batalhadora, real. Já a parte do romance muito rápido, isso me incomodaria porque acaba não me convencendo bem. Por fim, fico feliz que no geral tenha gostado da obra, que é o que vale <3

    att,
    Pedro
    www.decaranasletras.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Me interessei muito nesse livro, sua resenha me deixou curiosa, haha.
    Vou ver se encontro alguma resenha de 8 segundos, assim leio os dois.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu não sabia da existencia desse livro, amo essa autora e saber que ela colocou uma protagonista negra me anima tanto! Me sinto tão representada, principalmente quando a personagem é empoderada assim.

    ResponderExcluir
  5. Sou louca de vontade de ler alguma coisa da Camila. Não leria um spin-off sem ler os demais livros da série, mas gostei da premissa desse livro, ainda mais sabendo que o assunto foi abordado de forma satisfatória. Preciso mesmo conhecer a escrita desta autora.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Aah, eu sabia que conhecia essa autora! Li Oito Segundos umas 3 vezes já.. adoro o livro! hahaha
    Não creio que é um spin-off :OOOOOOOO
    Que tonga eu, nem tinha lido na parte de baixo da capa hahaha
    Fiquei mega curiosa para ler! Realmente, é dificil encontrarmos protagonistas negras mesmo... Amo nacionais, e já amei a autora no outro livro que li, então já estou com a expectativa lá no céu!

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu conheci a escrita da autora no livro ABC do amor. O conto dela foi o meu favorito dos três e fiquei super curiosa para ler outros livros dela.
    Eu adorei a premissa desse e, lendo sua resenha, fiquei muito interessada em ler. Só achei uma pena que seja spin-off, pois vou querer ler o outro primeiro.
    De qualquer forma, adorei a resenha e fico feliz que você tenha gostado tanto da leitura. Espero conseguir ler em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Eu não li nada da autora ainda, mas pelo visto mesmo a historia sendo um pouco enrolada parece ser ótima, ainda mais com um tema tão atual. Quero muito poder ler esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Não tenho muita vontade de ler algo da autora... Achei legal a protagonista ser negra, mas romances ultimamente não conseguem prender minha atenção. Fico feliz que apesar dos problemas iniciais a leitura tenha te deixado satisfeita.

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Nunca li nada da autora, mas já gostei da proposta. Gosto dessa pegada de amor impossível, questão como racismo,preconceitos, etc. Anotado a dica!
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  11. Olá Roberta.

    Infelizmente ainda não tive oportunidade de ler 8 segundos, então vou ter que conhecer 8 segundos primeiro. Mas gostei da resenha do Spin-off e já estou anotando a dica para ler os dois livros. Parabéns pela resenha, eu fiquei bem curiosa para conhecer melhor a história.

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Oiii,eu não li os livros da Camila, mas sempre escuto elogios, acho super importante como mesmo em romances as autoras abordam temos importantes e que merecem atenção!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Roberta,
    Eu já li 3 livros da Camila e sou obrigada a dizer que nenhum me agradou, a série O amor não tem leis é pesado e com uma linguagem chula. Apesar da premissa ser interessante, ainda sim tenho minhas ressalvas com a autora, e por esse motivo não vou colocar na lisa, ainda sim fico feliz que o livro tenha te agradado.

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Parece um romance romântico interessante e encantador para quem aprecia o estilo, daqueles que a gente só larga na última página, dica anotada.

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Eu já conheço de vista os outros livros da autora, mas nunca tive vontade de lê-los. Achei a história bem interessante, gostei do fato da autora abordar o racismo também!
    Bjus

    ResponderExcluir