Resenha: La Belle Sauvage - Philip Pullman

15 fevereiro 2018
O livro das sombras
Autor: Philip Pullman
Páginas: 398
Editora: Suma de Letras
Livro recebido em parceria com a editora para divulgação. 

Malcolm e seu daemon, Asta, têm onze anos e vivem na estalagem A Truta, perto de Oxford. Do outro lado do rio, fica o convento de Godstow. Certo dia, Malcolm entreouve que as freiras estão recebendo uma nova hóspede: uma bebê chamada Lyra. O encanto que ele sente por ela é quase imediato, e sua curiosidade é aguçada pelo fato de que outras pessoas - importantes e perigosas - também parecem interessadas na criança.
Malcolm pode não saber por que Lyra é importante, mas quando uma tempestade desaba e inunda o país, ele precisa tomar uma decisão rápida para salvar a vida dela. Com a chuva caindo e as ruas das cidades transformadas em rios, Malcolm conduz sua canoa tentando levar Lyra para um lugar seguro. Mesmo que, no caminho, precise enfrentar fadas, feiticeiras, deuses e assassinos.
Neste primeiro volume da trilogia O Livro das Sombras, Philip Pullman leva os leitores de volta ao mundo de Fronteiras do Universo, contando a história da pequena Lyra anos antes dos eventos de A Bússola de Ouro.


Olá! Tudo bem?
Hoje a resenha é do primeiro livro da trilogia O Livro das Sombras, La Belle Sauvage, que conta a história de Lyra antes dos acontecimentos de A Bússola de Ouro.

O livro é narrado em terceira pessoa e apresenta nosso protagonista, Malcolm, um garoto de onze anos muito esperto. Malcolm ajuda os pais na estalagem, servindo as pessoas junto de seu daemon Asta e também ajuda as freiras do convento que fica perto da estalagem. Lá ele descobre que as freiras estão cuidando de uma bebê chamada Lyra e seu daemon Pantalaimon.

Após descobrir que muitas pessoas procuram por Lyra, pessoas que não querem o bem da bebê, e também descobrir sobre segredos de outras pessoas que são sobre Lyra, Malcolm junto de sua canoa, junto de Lyra e junto de uma pessoa que em breve se tornaria sua amiga, procuram por um lugar seguro onde Lyra possa ficar para que ninguém encontre a bebê, mas eles terão que passar por muitas coisas até encontrarem um lugar, terão de enfrentar fadas, pessoas que querem fazer mal a Lyra e até mesmo deuses.



A escrita do autor é bem clara e bem objetiva, sem falar na diagramação do livro que também é muito boa. É o tipo de livro que prende o leitor do início ao fim e que não nos deixa dormir, pedindo aquele famoso "só mais um capítulo".

O protagonista deixa a história mais envolvente, pois apesar de ser uma criança de onze anos é extremamente esperto e inteligente e sempre aparece com ideias para salvar a vida da pequena Lyra. Além de possuir todas essas qualidades, notamos que quando os adultos falam com Malcolm, eles não mudam a voz para algo mais gentil e carinhoso por ele ser uma criança e também não escondem as coisas do protagonista, conversam de igual para igual, confiando até muitos segredos para Malcolm.

O vilão do livro, Gerard Bonneville, é cruel e muito calculista. Ele não aparece muito nas cenas dos livros, mas quando aparece gera um grande medo não só nos personagens, mas no próprio leitor que se surpreende com tamanha crueldade que Bonneville é capaz de fazer.
Além de Bonneville, teremos algumas outras pessoas que não serão boas, mas também não serão vilãs, como a fada que aparece em um momento do livro e o TCD, um grupo de igreja que prende e mata quem vai contra seus princípios.

Na viagem longa com a canoa, além da companhia de seu daemon Asta e de Lyra, Malcolm também terá a companhia de Alice e de seu daemon Ben, uma garota de quinze anos que trabalha na Truta para a família de Malcolm. Geralmente os dois nem trocavam uma palavra na estalagem, mas passarão a se entender e se tornarão amigos. No início do livro Alice parece uma personagem rabugenta e irritada, mas com o decorrer do livro descobrimos um outro lado de Alice, mais carinhosa e muito corajosa.

Pra quem ainda não leu a trilogia Fronteiras do Universo, pode se perder um pouco nesse livro com alguns termos usados como por exemplo Pó aletiômetro e até mesmo o daemon. É incrível ver a história de Malcolm com Lyra, antes dela crescer, e descobrir toda a aventura que ele viveu para salvar Lyra e deixar ela segura. E mesmo quem não leu a primeira trilogia entende o que se passa no livro, apesar dos termos desconhecidos é fácil de compreender. 

É um livro incrível que me deixou com o gostinho de quero mais e ansiosa para os próximos livros dessa maravilhosa aventura!

Paula.

Informações, dúvidas ou sugestões?
Mande um e-mail para bloglivrosecores@gmail.com
Nos acompanhe pelas redes sociais: 

22 comentários:

  1. Que recebido maravilhoso menina, fiquei muito feliz de saber a sua opinião e a mochilinha que recebeste juntinho da obra, fiquei encanta demais e adoro livros com fantasia, se tornam um dos meus favoritos e esse quero ler, ainda mais sendo do Philip Pullman.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana!
      O livro é tudo de bom e a mochilinha muito linda!

      Beijos <3

      Excluir
  2. Oi Paula! Eu ainda não tive a oportunidade de ler nenhuma das séries do autor, mas vi o filme e achei bem interessante. Confesso que essa não é um prioridade nas minhas leituras do momento mas penso em um dia conhecer a história de Lyra e esse pode ser um bom livro por onde começar.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela! Este livro é realmente muito bom e acredito que seja uma experiência bem legal começar por esse livro e depois ler a bússola de ouro <3

      Beijos <3

      Excluir
  3. Ola, o livro tem uma capa bem bonita, mais não chamou minha atenção gostei da resenha mais dessa vez eu passo essa dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lara!
      Entendo, mas o livro tem uma história muito original e gostosa de se ler <3

      Beijos <3

      Excluir
  4. Confesso que nunca tive interesse pela A Bússola de Ouro, mas fiquei bem curiosa para saber por não querem o bem da pequena Lyra. Gsto de livros com protagonista infantil, sempre tenho uma visão diferente. Uma ótima dica.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Conheci a bússola de ouro pela primeira vez quando saiu o filme! Uma dica é começar a ler por este livro e depois começar a bússola de ouro, para conhecer melhor a história da pequena Lyra <3

      Beijos <3

      Excluir
  5. Olá
    que legal que gostou tanto do enredo e do livro no geral, eu ainda não conhecia mas depois da sua resenha fiquei curiosa para ler, quem sabe eu não dê uma oportunidade, bela resenha

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Catharina!
      Obrigado! Tenho certeza que você vai gostar muito do livro!

      Beijos <3

      Excluir
  6. Olá
    Sou doida para ler as Fronteiras do Universo, achei legal essa série ser prequel, não sabia dessa informação, você já leu as Fronteiras? esse livro faz muita referencia a outra série? se não acho que vou ler esses livros antes de ler as Fronteiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniele!
      Esse livro não faz muitas referências não, ele só fala sobre os deamons que pra quem não leu a primeira série não vai entender o que é, mas é claro que pode começar por esse livro primeiro já que conta a história da pequena Lyra e talvez seja até melhor de entender os acontecimentos de A bússola de ouro.

      Beijos <3

      Excluir
  7. Olá! Tudo bom?
    Não conhecia esse livro, já ouvi falar da Bussola de Ouro e até mesmo já assisti ao filme e adorei, mas não conhecia ele, me pareceu ser muito bom, sempre quis ler a série.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce!
      O livro é fascinante! Dá aquele famoso gostinho de quero mais!

      Beijos <3

      Excluir
  8. Oi!!
    Nosssa... eu fiquei chocadaaaaa
    Não tive a oportunidade de ler Bussula de Ouro ainda, mas tenho muita vontade de ler porque amei o filme e nossa... adorei saber da existencia desse livro que eu não conhecia. Vou procurar mais sobre ele e quem sabe não tenho a oportunidade de ler.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O filme é maravilhoso não é? *-* Esse livro é incrível, o protagonista parece ser nosso melhor amigo, fiquei no chão quando terminei de ler! O livro é maravilhoso! <3

      Beijos <3

      Excluir
  9. Que máximo esse livro!
    Nem sabia que ele existia, acredita? Depois de ler sua resenha, fiquei muito curiosa para ler. Vou anotar a sua dica. Espero ler logo!

    ResponderExcluir
  10. Oiee Paula ^^
    Eu já tinha lido algumas resenhas a respeito deste livro antes, mas confesso que não sinto vontade de ler. Também nunca tive muito ânimo para ler "A bussola de ouro", apesar de sentir um pouquinho de curiosidade em relação à história. Fico feliz em saber que gostou tanto do livro e que ele te deixou com gostinho de quero mais :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dryh! <3
      Entendo, mas esse livro, apesar de contar as histórias da pequena Lyra, não tem muitas referências aos livros de Fronteiras do universo, na verdade além dos daemons, nada mais é relacionado com a outra série.

      Beijos <3

      Excluir
  11. Oi Paula,
    Depois de assistir o primeiro filme na adolescência, eu fiquei fascinada e queria ler a todo custo, mas quando enfim consegui a trilogia, não consegui passar da metade do segundo, não consegui me sentir conectada com a Lyra, mas resolvi dar outra chance e já adquiri esse ebook, só falta ter um tempinho sobrando, saber que você gostou me deixou um pouquinho mais positiva, afinal essa é a primeira resenha que vejo dele.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly! Também assisti ao filme primeiro e fiquei igualmente fascinada! Esse livro é muito bom mesmo, Philip Pullman tem uma escrita maravilhosa.

      Beijos <3

      Excluir